quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Figuras de Linguagem

Olaaa, tudo beeeemmm???


Reparei que a língua portuguesa tem certas frases em que utilizamos um certo exagero  para dar ênfase na mensagem que estamos querendo passar que acabam ficando pro resto da humanidade. Essas são as chamadas hipérboles históricas que ninguém sabe quando foram criadas e nem quem são seus autores, mas que são utilizadas corriqueiramente.

Exemplificando: quando queremos dizer que uma pessoa fala muito, dizemos que ela “Fala mais que o homem da cobra”, ou então que “Fala mais que a nega do leite”. Se for muito chato ilustramos dizendo que é “Mais chato que gilete no chão”, ou se é desprovido de inteligência: “é mais burro que uma porta” (aqui eu preciso explicar, porque quem faz o serviço de inteligência ali de abrir e fechar e tal, é o conjunto Dobradiça/Maçaneta, então confirmando: Sim, a porta é burra).

E assim por diante, temos outros exemplos:
-... Mais falso que nota de 3.
-... Mais quente que no Mato Grosso (ok podem excluir essa porque é impossível) e etc.

Pensando nisso, como definiríamos alguém que é doidão? Loucão mesmo, capaz de atitudes impensáveis?
Pois bem, eu estava escutando umas musicas semana passada e acho que “tropecei” em uma pérola dessas que contribuirá com o dialeto da humanidade por muito tempo.

Na época da ocorrência do fato, confesso que nem me atentei, mas o advento se encaixa perfeitamente e o melhor de tudo: É Real!! ocorreu realmente!!

Acho que é a frase perfeita pra ilustrar alguém com esses “requisitos”, afinal quem pode ser mais louco que o sujeito que se amarrou a um punhado de bexigas com o intuito de.... sabe lá Deus qual o intuito dele?
Quem, em sã consciência faria um “voo” de balões sem controle nenhum, “ao sabor do vento” como diria o poeta? Como se faria a aterrissagem desse passeio aéreo? Como ele controlaria o destino do passeio?

Sou só eu que acho que só podia dar m@¨#%??

Então pronto, quando quiser ilustrar alguém que não bate bem da bola, diga apenas que ele é: MAIS LOUCO QUE O PADRE DO BALÃO!

Duvido que haja definição melhor!

Passar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário