segunda-feira, 22 de junho de 2015

Celular


Tem alguns anos já, que eu não andava de metrô, desde 2008 pra ser exata.
Até aquela data andava sempre de metrô e ônibus. Já estudei pra prova no metrô, uma vez estava até
,estudando pro curso de inglês, quando um gringo sentou-se ao meu lado e ainda me ajudou nos exercícios, já tentei ler uma revista no busão, já encontrei conhecidos nas tranferências de linhas. Era bem divertido pra ser honesta... apesar do calor humano às 18hs na Sé... ou das cotoveladas pra entrar no metrô Itaquera...

Já vi muita gente gritar: -  Cuidado com a minha marmita, vai virar,

Já vi mulheres brigando por lugar, já ouvi fofocas do serviço da cunhada da tia da amiga da usuária do metrô, já li a revista do vizinho de banco, que na boa vontade ainda virou a revista pra eu terminar de ler aquele parágrafo.

E esses dias voltei a pegar busão e metrô, qual não foi a minha surpresa ao perceber que tudo aquilo que eu via antes não existe mais.

As pessoas estão totalmente isoladas em seus mundos, andei reparando, e ninguém olha mais ninguém nos olhos, não vejo mais aquela paquerinha entre "aborrecentes" que havia antigamente..
O negócio agora é só o celular, vamos ver facebook, vamos ouvir música e ver facebook, vamos jogar, falar no whatsapp e ver facebook.

As pessoas estão deixando de olhar paisagens, de observar comportamentos, e aprender muitas coisas que não se aprende no celular, no facebook ou no whatsapp. Aliás, muitas conversas estão sendo mal-interpretadas porque não possuem a interação pessoa-pessoa, olho-no-olho, e as entonações necessárias pra uma boa conversa... As pessoas estão mais nervosas. não tem mais paciência pra nada, antigamente esperávamos semanas, meses por uma resposta via carta, hoje em dia, se a pessoa não responde em 2 minutos no Whatsapp, já está todo mundo arrancando os cabelos..

Acho que estamos muito dependentes de nossos aparelhos, e perdendo muitas oportunidades na vida.
O Metrô foi apenas um exemplo, mas em todo lugar que ando está assim, pessoas centradas em seus mundos e perdendo a oportunidade de fazer novas amizades REAIS!!!

Será que agora não é um momento de respirar.. Pare agora. Respire. Olhe ao seu redor.. um velho amigo pode estar esperando apenas aquela levantada de sobrancelha de reconhecimento... o seu príncipe/princesa pode estar no banco da frente, ou de pé ao seu lado...  

2 comentários: