segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dica de Série: Person of Interest





Depois de uma visita na casa do Paulinho e da Cris, ele comentou algo sobre uma série: Person of Interest.
Chegando em casa, devido a curiosidade, baixei a danada e comecei a assistir.

A premissa da série:
Depois do ocorrido no 11 de setembro nos EUA, o governo decide criar uma máquina que lê todos os emails, escuta todas as ligações e faz uma busca de onde pode haver uma nova ameaça de terrorismo.
Essa máquina depois de ativada, começa a mostrar o que o governo considera, eventos irrelevantes, ou seja, uma morte de um cidadão comum, sem expressividade e portanto, o governo não está nem ai pra estes eventos irrelevantes.
O homem que criou está máquina ( MR. Finch) é consumido por estes eventos irrelevantes e consegue encontrar alguém com as habilidades necessárias para ajudá-lo (Mr. Reese).
O interessantes desta máquina é que ela mostro o ID da pessoa que protagonizará este evento, mas não se sabe se como Assassina ou assassinada e durante o episódio que Mr. Reese deve proteger a pessoa ou evitar que a pessoa cometa um assassinato.

Achei muito interessante e estou na primeira temporada assistindo essa série, e trabalhando com informática, muitas perguntas e dúvidas começam a saltar na cabeça.
Será que já não estamos vivendo a era do Big Brother??? não aquela porcaria mostrada pela Globo (me desculpem os BBBzistas de plantão), mas o que preveu George Orwell no livro 1984 (que infelizmente foi distorcido pela globo).
Hoje facilmente somos rastreados por nossos celulares..
As empresas já lêem os emails dos funcionários, o que concordo, pois você está utilizando um recurso da empresa.
Em nossos emails particulares já estão nos mandando anúncios/propagandas de acordo com muitos emails que enviamos...
Acho que até nós mesmos contribuímos para essa observação obsessiva, nas redes sociais, agora se marca onde estamos, com quem estamos e que hora..
Acredito que este tipo de vigilância é ainda pior do que o polêmico "chip que será implantado sob a pele".
Talvez seja hora de nos darmos um pouco de privacidade enquanto há tempo, pois o caminho até o verdadeiro Big Brother está mais perto do que imaginamos...

UPDATE: Vejam esse vídeo, o que seria do mundo, se o Google dominasse???


Um comentário:

  1. Menina, assisti alguns eps da série e gostei muito, parei por falta de tempo... poxa gostei demais da forma que vc ligou isso a atual falta de privacidade, realmente é algo a se pensar, estamos vivendo um período de transição muito importante, nao temos tempo mas precisamos parar pra pensar seriamente que rumo estamos dando a nossa vida.

    ResponderExcluir